quarta-feira, setembro 13, 2006

Porquê Zigurate?

O que se pretende é que este seja um Templo de conversação sobre as artes em geral, a música em particular, a Natureza, o Universo, as Ciências, etc.
Veja-se o Zigurate como um clube de amigos que discutem e sugerem os tópicos que bem lhes apetecer, como o café onde nos juntamos, divagamos e porque não, filsofamos sobre um espectro de temas não contido mas consentido.
Aqui não há títulos ou factos inabaláveis, há simplesmente discussão, pontos de vista, abordagens particulares.
Não se pretendem verdades absolutas mas sim questões incómodas.
Vamos lá meter a conversa em dia.
Bem vindos amigos.

terça-feira, setembro 05, 2006

Zigurate

O que significa Zigurate?
Basicamente significa um Templo numa torre. Trata-se do que se poderia pensar, o equivalente Mesoptâmico das Pirâmides do Egipto, mas ao contrário destas que eram túmulos, os Zigurates eram templos de adoração a um Deus de cada cidade/região. Os Zigurates apareceram nas civilizações da antiga Mesoptâmia, Sumérios, Babilónicos e Assiríos, sendo portanto de nascimento anterior à civilização Egipcía. Eram basicamente construídos por camadas, sendo que cada nova camada se construía servindo-se da anterior como fundação, dando forma a uma estrutura em degraus. Existem Zigurates com dois a sete degraus. No topo da estrutura existia o templo que o Deus em questão podia visitar ou habitar aproximando-se assim da Humanidade. Assim sendo os Zigurates não eram de acesso público, somente era permitida a entrada aos Padres que tinham como responsabilidade atender às necessidades e desejos do seu Deus.