quarta-feira, março 09, 2011

110 Km/h


Aqui em Espanha acabou de promover-se uma lei de limite de velocidade nas autoestradas de 110 Km/h.
Uma lei temporária, dizem, que supostamente, segundo os seus promotores, tem como fim a poupança de combustível.
Dizer que esta lei é ridícula parece-me pouco. Dizer que tentam ridicularizar o povo que governam parece-me pouco também. Sinceramente acreditam que somos curtos de mente, burros?? Porque a sensação que tenho é que nos tratam como tal.
É que a desculpa para tamanha atrocidade já nem é uma questão de segurança vial, é uma questão "económica". Não consigo sair ainda do meu espanto ao ver aprovada esta lei.
A questão parece ser económica de facto, mas não na sua vertente de poupança. Parece ser que o objectivo final é simplesmente de recaudar fundos através de mais multas. É que esta lei também diz que as multas começam nos 111 Km/h. Incrível.
Numa sociedade que cresceu e continua a crescer pelo factor velocidade, vamos agora reduzir a mesma em vías onde a segurança de facto existe. O que é que de facto se pretende conseguir com esta lei? Aceleramos todo o tipo de comunicações. Aviões mais rápidos, carros mais rápidos, telecomunicações mais rápidas, tudo mais rápido mas nas autoestradas façam o favor de ir ainda mais lento que o já ridículo limite de 120 Km/h.
Quando temos um parque automóvel que apesar da sua antiguidade, nos pode transportar com total segurança a pelo menos 150 km/h numa autoestrada, por favor que alguém me explique que sentido tem esta lei que não seja somente o de obter mais fundos através de multas. Senhores...que estamos a falar de autoestradas, não de estradas nacionais. Afinal o que vão acabar por conseguir é ter mais acidentes pela sonolência que provoca conduzir a estas velocidades nestas condições.
Se o que se pretende é melhorar a segurança vial, pois há muitas outras coisas que se poderiam fazer primeiro. Melhorar as condições de visibilidade e sinalização nas estradas nacionais. Fomentar uma educação cívica e vial, para que deixemos de ver conductores que vão a 80 Km/h na vía da esquerda, etc. mas isto... é simplesmente revoltante.

Sem comentários: